Para Refletir

A propriedade privada tornou-nos tão estúpidos e limitados que um objeto só é nosso quando o possuímos. - Karl Marx

Inicial Simpósio de Pesquisa Estado e Poder
Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

A Linha de Pesquisa Estado e Poder e o Grupo de Pesquisa História e Poder promovem a cada dois anos o Simpósio Nacional Estado e Poder que, em 2015, terá a sua quinta edição. A organização do evento é de responsabildade dos professores e mestrandos vinculados à Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais da UNIOESTE, bem como dos professores e acadêmicos que integram o Grupo de Pesquisa História e Poder e o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder (pesquisadores, mestrandos, graduandos, bolsistas e professores da rede pública vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE).

 
V Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

O V Simpósio de Pesquisa Estado e Poder terá como temática central "Ditadura, transição e democracia" e se propõe aprofundar discussões travadas nas edições anteriores. Interessa-nos pensar a historicidade das distintas conformações dos regimes ditatoriais e democráticos, a intervenção de aparelhos privados de hegemonia, os mecanismos de produção e disseminação do consenso e as iniciativas voltadas à contestação e resistência. Ao mesmo tempo, pretendemos estimular a reflexão e debate sobre os processos de transição e os elementos de ruptura e continuidade que os permeiam, a intervenção das classes, frações de classe e grupos sociais.

 

Leia mais...
 
III Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

O III Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: processos de construção de hegemonias no Brasil contemporâneo, realizado entre os dias 16 e 18 de agosto de 2012, privilegiou a discussão sobre os processos de construção de Hegemonias, com especial atenção aos processos de afirmação de hegemonias, de constituição de aparelhos privados de hegemonia, de organização dos grupos dominantes e das classes subalternas e de gestação, afirmação e contestação de projetos sociais nas últimas cinco décadas. Esta temática foi contemplada de forma especial na programação de conferências e mesas redondas, bem como na apresentação de comunicações acadêmicas que enfocaram assuntos diversos relacionados a problemática e a relação Estado e Poder.

Leia mais...
 
I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

Durante o I Simpósio de Pesquisa Estado e Poder, realizado entre os dias 20 a 22 de agosto de 2007, temáticas diversas foram debatidas, sendo que o ponto de partida foi pensar o Estado como parte e espaço da luta de classes, sendo que sua atuação se dá buscando dirimir conflitos entre as classes fundamentais, mas também àqueles intraclasse, ou seja, para amainar os efeitos dos conflitos das classes dominantes. Assim, durante o evento, o Estado foi pensado e discutido a partir de problemáticas distintas, tais como: trabalho, terra, mídia, imprensa, movimentos sociais, etc. Cabe destacar ainda que as discussões alcançaram diferentes âmbitos, desde o regional, passando pelo nacional e também ultrapassando as fronteiras nacionais.

Leia mais...
 
IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

O IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: ditaduras e democracias teve como temática central a questão das “ditaduras e democracias”, as discussões realizadas se pautaram tanto em reflexões de caráter teórico como em estudos empíricos. Dessa forma, foi possível pensar a historicidade das distintas conformações das ditaduras e democracias, os embates sociais em torno de seu formato, a intervenção de aparelhos privados de hegemonia, os mecanismos de produção e disseminação do consenso e as iniciativas voltadas à contestação e resistência. Igualmente foram discutidas questões referentes aos processos de transição e os elementos de ruptura e continuidade que os permeiam, a intervenção das classes, frações de classe e grupos sociais e os embates na memória acerca do significado histórico das ditaduras.

Leia mais...
 
II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder

No II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: a hegemonia em questão, realizado entre os dias 25 a 27 de agosto de 2009, as temáticas discutidas permitiram destacar a perspectiva ampliada de abordagem das relações de poder e da configuração do Estado, bem como as diversas investigações produzidas em torno dos processos de afirmação e reafirmação de hegemonia(s). As mesas de trabalhos abarcaram temas e pesquisas tais como intelectuais, imprensa, trabalho e trabalhadores, neoliberalismo, ditaduras, políticas educacionais, questão urbana, movimentos sociais urbanos e rurias, questão agrária, cultura e embates sociais em tono de projetos.

 

 

Leia mais...