Para Refletir

Por onde passei, plantei a cerca Farpada, plantei a queimada. Por onde passei, plantei a morte matada. Por onde passei, matei a tribo calada, a roça suada, a terra esperada... Por onde passei, tendo tudo em lei, Eu plantei o nada.  -  Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra.

 

Inicial Simpósio de Pesquisa Estado e Poder VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, Poder e Revoluções
VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, Poder e Revoluções

 

 

VI SIMPÓSIO DE PESQUISA ESTADO E PODER

 

Estado, Poder e Revoluções

 

Evento de âmbito nacional

 

UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon.  PR

 

11 a 14 de setembro de 2017

 

1ªCIRCULAR

 

 

PROMOÇÃO

 

Linha de Pesquisa Estado e Poder - Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais

Grupo de Pesquisa História e Poder – Colegiado do Curso de História

Laboratório de Pesquisa Estado e Poder

 

 

 

APRESENTAÇÃO

O VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: ESTADO, PODER E REVOLUÇÕES, promovido pelo Grupo de Pesquisa História e Poder e pela Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História da UNIOESTE, tem como objetivo viabilizar a apresentação e discussão das pesquisas relacionadas à vasta problemática que envolve as relações de poder e a configuração do Estado, em sua dimensão ampliada, seja através do debate teórico, seja através da análise de experiências históricas. A organização do evento é de responsabilidade dos docentes e discentes vinculados à Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais (PPGH) e o Grupo de Pesquisa História e Poder e o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder (pesquisadores, doutorandos, mestrandos, graduandos e bolsistas e professores da rede estadual de ensino fundamental e médio), contando ainda com o apoio e parceria de diversos grupos de pesquisa.

A Linha de Pesquisa Estado e Poder tem por objeto de ensino e de investigação as práticas sociais relacionadas ao Estado e ao Poder. A abordagem que orienta seus integrantes concebe o Estado em seu sentido amplo, compreendendo a articulação entre sociedade civil e sociedade política e abarcando aspectos diversos das relações estabelecidas entre os agentes sociais. Compreende-se que o poder é exercido no interior da sociedade política, mas também através da intervenção das mais variadas organizações constituídas no âmbito da sociedade civil. O exercício do poder e a produção de hegemonia abrangem, portanto, esferas diversas, como a gestação e a afirmação, a crítica e a contraposição de projetos sociais, as elaborações intelectuais e as políticas partidárias, a organização dos diferentes grupos e classes sociais, a constituição de aparelhos privados de hegemonia, o gerenciamento e a disseminação de ideologias e projetos sociais.

O Simpósio de Pesquisa Estado e Poder ocorre desde 2007, tem periodicidade bianual e âmbito nacional. A temática central desta edição propõe refletir sobre os processos revolucionários em suas diversas dimensões constituintes – sujeitos sociais e grupos políticos, embate entre projetos hegemônicos na construção dos processos revolucionários, conteúdo social, formas de transição e afirmação da nova ordem revolucionária, revolução e contrarrevolução, revoluções burguesas e revoluções socialistas, a atualidade do debate em torno do conceito de Revolução, etc. Interessa-nos pensar a historicidade dos distintos processos revolucionários, suas especificidades e contradições e seus percursos e desdobramentos, assim como os embates na historiografia e na mídia que produzem interpretações conflitantes e disputam a produção de uma memória social. Ao mesmo tempo, é relevante refletir sobre o caráter do Estado e as dimensões constitutivas de seu poder, assim como das formas históricas e regimes políticos produzidos para impedir ou confrontar processos revolucionários, tais como bonapartismos, autocracias burguesas, contrarrevoluções preventivas e democracias blindadas – conceitos em permanente debate e cuja atualidade é nítida. Interessa ainda refletir sobre as experiências históricas de gestação e afirmação de projetos revolucionários na sociedade brasileira em diferentes contextos e conjunturas históricas, bem como as formas de repressão e resistência a que foram submetidos.

São esperadas comunicações de pesquisas que abordem as relações de poder, a configuração do Estado em diferentes contextos e conjunturas temporais e espaciais, a atuação de movimentos sociais, partidos e grupos políticos, bem como de distintos aparelhos privados de hegemonia, as distintas formas de organização e de atuação das classes dominantes e dos setores populares; história e memória; história e imprensa; lutas camponesas; consenso e coerção; anticomunismo e novas direitas; revoluções, contrarrevoluções e ensino de história; cultura e intelectuais; lutas sociais contemporâneas; trabalho, trabalhadores e sindicatos; Estado, luta de classes e embates hegemônicos.

Também poderão ser aceitas, a critério da Comissão Científica, proposições de comunicações acadêmicas que extrapolem o eixo temático proposto, desde que em alguma medida estabeleçam relação com a problemática de Estado e Poder.

 

 

 

Este evento é dedicado à memória de Lucas Patschiki

 

 

CRONOGRAMA

15/5 a 13/8: Prazo para inscrições com apresentação de trabalhos.

15/5 a 13/8: Prazo para inscrição de livros e revistas para o Lançamento

23/6: Divulgação dos aprovados e emissão das cartas de aceite para as propostas enviadas até 19/6.

17/8: Divulgação dos aprovados e emissão das cartas de aceite para propostas enviadas entre 20/6 e 13/8.

1º/8 a 12/9: Inscrição para ouvintes.

30/9: Entrega do texto completo para publicação nos Anais do Simpósio.

Obs: Serão publicados nos Anais exclusivamente os textos dos trabalhos efetivamente apresentados

 

VALOR DAS INSCRIÇÕES

* Graduandos: R$ 20,00 (com direito a receber exemplar de Anais de edição anterior do evento)

* Demais inscrições: R$ 50,00 (com direito a receber um exemplar de livro produzido pelo Grupo de Pesquisa História e Poder)

 

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Período de Inscrições: 15/05 a 13/08 de 2017.

- A inscrição deve conter: Título; Autor; Vínculo Institucional e Resumo (entre 15 a 20 linhas).
- Formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e Margens 2,5.
- A inscrição será efetivada através do sítio do evento:  http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VI-SEP
- As inscrições como ouvintes poderão ser realizadas até as 14h do dia 12/09 de 2017.

- Em caso de coautoria do trabalho, ambos os autores devem estar inscritos no evento e participar da apresentação do trabalho.
- O Orientador não deve constar como coautor do trabalho.
- Será aceito apenas um trabalho por autor.
- O valor do pagamento da inscrição é o mesmo para apresentadores de comunicação e ouvintes.

 

PROGRAMAÇÃO

11/09/2017 - SEGUNDA-FEIRA:

19h - Abertura

19h30 - Mesa Redonda de Abertura: 100 anos da Revolução Russa. Aruã Silva de Lima (UFAL); Felipe Demier (UERJ), Anderson Prado (IFPR)

 

12/09/2017 - TERÇA-FEIRA:

8h - Vídeo

8h30 - Mesa Redonda: Revolução e Paixão Revolucionária. Marion Brephol (UFPR), Claudia Monteiro (Unioeste)

13:30-15:15 - Sessão de Comunicações Acadêmicas 1.

15:30-17:15 - Sessão de Comunicações Acadêmicas 2.

19h a 22h - Mesa Redonda: Lutas Revolucionárias e Repressão no Brasil. Eurelino Coelho (UEFS), Patrícia Mechi (UNILA), Aluízio Palmar (jornalista e militante da resistência à ditadura)

 

13/09/2017 - QUARTA-FEIRA:

8h -Vídeo

8h30 - Mesa Redonda: Revolução Burguesa e Autocracia no Brasil. David Maciel (UFG), Gelsom Rozentino de Almeida (UERJ), Alessandra Gasparotto (UFPEL).

13:30-15:15 - Sessão de Comunicações Acadêmicas 3.

15:30-17:15 - Sessão de Comunicações Acadêmicas 4.

18:30: Lançamento de Livros e Revistas.

19h a 22h - Mesa Redonda: Estado e Movimentos Sociais. Representantes do movimento “Mães de Maio” (SP)

 

14/09/2017  QUINTA-FEIRA:

8h -Vídeo

8h30 - Mesa Redonda: Revoluções, Movimentos e Projetos Revolucionários. Jorge Fernandez (UFMS), Eliel Machado (UEL), Frederico Bartz (UFRGS).

13:30-15:15 - Sessão de Comunicações Acadêmicas 5.

15:30-17:15- Sessão de Comunicações Acadêmicas 6.

19h-22h - Conferência de EncerramentoImperialismo e Revolução – ontem e hoje. Virgínia Fontes (UFF / FIOCRUZ)

 

Eventuais alterações serão atualizadas constantemente em http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VI-SEP

 

 

LANÇAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE LIVROS E REVISTAS

Os livros e revistas propostos ao lançamento devem ter sido publicados a partir de 2016. Para sua inclusão na atividade de lançamento é necessário informar até 13/08/2017 os dados básicos (título, autor, editora, ano) ao e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Será colocada à disposição dos participantes do Simpósio uma banca para comercialização de livros e revistas, não se restringindo, neste caso, aos de publicação recente.

 

SECRETARIA

Laboratório de Pesquisa Estado e Poder

UNIOESTE - Campus Marechal Rondon

Rua Pernambuco, 1777 - CEP: 85960-000 - Fone: (45) 3284-7900

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Alexandre Blankl Batista, Profa. Dra. Carla Luciana Silva, Profa. Dra. Claudia Monteiro,

Prof. Dr. Gilberto Grassi Calil, Prof. Dr. Marcio Antonio Both da Silva,

 Prof. Dr. Paulo José Koling, Prof. Dr. Rodrigo Paziani

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Docentes: Alexandre Blankl Batista, Ana Cristina Hammel, Carla Luciana Silva, Claudia Monteiro, Cíntia Wolfart,Edina Rautenberg, Fábio Pontarolo, Gilberto Grassi Calil, Guilherme Ignácio Franco Andrade,Irene Spies Adamy, Isabel Grassiolli, Kleyne Lance, Leomar Rippel, Marcos Alexandre Smaniotto, Marcos Vinícius Ribeiro, Márcio Antonio Both da Silva, Maria José Castelano, Paulo José Koling, Raphael Almeida Dal Pai, Ricardo Krupiniski, Rodrigo Paziani, Sabrina Rodrigues Marques, Selma Martins Duarte, Valdir Sessi,

Mestrandos:Arthur Andreani, Ellen Vieira dos Santos, Fabiana Chaparini, Julius Daltoé, Liliane Cristina Soares Sousa, Luana Milani Pradela, Samuel Fernando da Silva Júnior, Veridiana Bertelli de Oliveira, Yuri Araujo Carvalho

Graduandos: Ana Claudia Gunther, Amanda Krumennauer, Edgar Smiderle, Elisangela de Melo Aguado, Luis Henrique Carminati, Nicolas Pacheco, Patrick Guilherme Neves Borges.

 

INSTRUÇÕES PARA O TEXTO COMPLETO

Os Anais do evento serão produzidos depois de sua realização e serão publicados de forma eletrônica no sítio eletrônico http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VI-SEP

 

Prazo máximo para entrega: 30 de setembro de 2017.

 

Instruções para o Texto:

- Título (centralizado); Autor (à esquerda); Titulação e Vínculo Institucional (em rodapé); Resumo (entre 15 a 20 linhas) e 3 Palavras-Chave.

- Mínimo de 15.000 e máximo 30.000 caracteres, incluindo espaços e notas de rodapé.

-Arquivo com extensão doc ou rtf.

-As indicações de fontes nas citações e autorias, bem como as Referências Bibliográficas devem ser feitas através do sistema autor-data e seguir as normas da ABNT. As notas de rodapé devem ter caráter explicativo ou de comentário.

-Inserir imagens pelo editor com extensão JPG”.

-Formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e Margens com 2,5 cm.

-Tamanho máximo do arquivo de 50 Mb.

-Submeter o texto no sítio do evento: http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VI-SEP

 

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

 

COMO CHEGAR:

Via Aérea:

- Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. 170 Kms. Operam: TAM, GOL, AZUL e Avianca. Vôos diários diretos de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro, Campinas, Cuiabá e Brasília. Conexão com os demais aeroportos.

- Aeroporto Regional de Cascavel. 75 kms. Operam AZUL e Passaredo / TAM. Vôos diretos para São Paulo (Guarulhos), Campinas e Curitiba. Conexão com os demais aeroportos.

 

 

Via Rodoviária:

Linhas diretas para Marechal Cândido Rondon

Empresa Princesa dos Campos - www.princesadoscampos.com.br

Foz do Iguaçu 4 frequências diárias entre 8h45 e 18h15.

Cascavel: 3 frequências diárias entre 5h e 17h40.

Toledo: 10 frequências diárias entre 6h15 e 19h50.

Guarapuava: 1 frequência diária (13h).

Ponta Grossa: 1 frequência diária (10h15h).

Curitiba: 2 frequências diárias (8h15 e 22h15).

 

Empresa Eucatur – www.eucatur.com.br

Florianópolis. 1 frequência diária (14h30).

Porto Alegre. 1 frequência diária (19h30).

Campo Grande. 6 frequências diárias (entre 04h40 e 07h 30)

Dourados. 5 frequências diárias (entre 08h50 e 22h30).

 

Viação Ouro e Pratawww.viacaoouroeprata.com.br

Chapecó. 1 frequência diária (23h30).

Linhas para Toledo (35kms de Marechal Cândido Rondon)

Expresso Nordeste– www.expnordeste.com.br

Londrina. 1 frequência diárias.

Maringá.1 frequência diárias.

Expresso Brasil Sul– www.eucatur.com.br

São Paulo TRBF. 4 frequências diárias (Conv. 19h45, 17h15, Leito 20h15, 17h15 ).

 

Linhas para Cascavel (75 kms de Marechal Cândido Rondon)

Expresso Nordeste– www.viacaogarcia.com.br

Londrina. 1 frequência diária (23h05).

Expresso Maringá– www.expressomaringa.com.br

Maringá. 2 frequências diárias entre 18h30 e 23h35.

Empresa Pluma – www.pluma.com.br

Rio de Janeiro. 2 frequências diárias entre 8h e 13h30.

 

ONDE FICAR:

HOTÉIS:

Valores indicativos de referência para quarto solteiro com café da manhã, consultados em abril de 2015 e sujeitos à alteração.

Bavária Suíte Hotel. 45-3254-5262

Hotel Fenícia. 45-3254-0744

Hotel Danúbio. 45-3254-4175

Hotel Bender. 45-3284-7300

Hotel Real. 45-3254-1300

Hotel Soledade. 45-3254-1169

Todos os hotéis indicados localizam-se no centro da cidade e próximos à rodoviária. O Hotel Danúbio é o mais próximo da Unioeste.

 

APOIO

- Colegiado do Curso de História – UNIOESTE

- Programa de Pós-Graduação em História – UNIOESTE

- Laboratório de Ensino de História – UNIOESTE

- Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU-UEFS)

- Grupo de Estudos da Política da América Latina (GEPAL-UEL)

- Grupo de Pesquisa Capitalismo e História (GPCH-UFG)

- Núcleo de Estudos do Território, Movimentos Sociais e Relações de Poder (TEMPO-UERJ)

- Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea (NEPHC-UFG)

- Núcleo de Estudos, Pesquisa e Documentação do Oeste do Paraná (CEPEDAL)

- Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas – Marx (NIEP-MARX/UFF)

 

FINANCIAMENTO

-UNIOESTE -Campus de Marechal Cândido Rondon

- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

- Fundação Araucária/Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)

 

 

                      

 

                  

 

 

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES

As informações relativas ao evento serão periodicamente atualizadas no sítio eletrônico

http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VI-SEP