Para Refletir

Todos os homens são filósofos. - Antônio Gramsci.

Inicial Projeto Ditadura no Oeste do Paraná
Projeto Ditadura no Oeste do Paraná: História e Memória

 

Aluízio PalmarNo mês de março deu-se início a execução das atividades do projeto de pesquisa Ditadura no Oeste do Paraná. O projeto é composto por vários pesquisadores, que vão investigar questões que envolvem a ditadura no oeste paranaense, tais como: formas de resistência; organização da repressão; Operação Condor; lutas pela terra; relação da sociedade civil com a ditadura. 


A atividade que inaugurou nossas atividades públicas foi a realização de uma longa entrevista com o militante ALUIZIO PALMAR, de Foz do Iguaçu. Foram mais de nove horas gravadas de diálogo aberto sobre sua trajetória pessoal na luta contra a ditadura. Sua atuação foi sistemática, sempre organizando, sempre lutando contra a ditadura e construindo formas de resistências coletivas. E, acabada a ditadura, sua luta segue, buscando apurar os fatos ocultados pela ditadura, deslindar o aparato repressor, sempre na busca de justiça para aqueles que sofreram a ditadura. Esse material será editado, tanto na íntegra como em versão mais curta para divulgação e disseminação do debate público. 

 

Outro foco do projeto também foi inaugurado por ALUIZIO PALMAR, que disponibilizou importante documentação que tinha em seu poder sobre a ditadura e a repressão. Todos os documentos estão sendo preparados para serem digitalizados e disponibilizados integralmente ao público pesquisador, usando os recursos do CEPEDAL e do Laboratório de Microfilmagens e Digitalização da UNIOESTE, do Campus de Marechal Candido Rondon. 

A investigação e o debate público sobre a ditadura estão totalmente resguardados no contexto atual do país, que por força de lei (a Comissão Nacional da Verdade), fruto de reivindicações sociais, se obriga a discutir esse passado tão oculto e tão harmonizado nos discursos que buscam apagar nossa história.

 

 

 

 

 

ASSISTA O VÍDEO DA CONFERÊNCIA DITADURAS E DIREITOS HUMANOS MINISTRADA PELO PROFESSOR DR. ENRIQUE SERRA PADRÓS

 

 - Conferência promovida pelo Laboratório de Pesquisa História e Poder da UNIOESTE/Campus Marechal Cândido Rondon

 

 

 

EQUIPE:

Pesquisadores:

 

Alessandra Gasparotto (UFPel)

Alexandre Blankl Batista

Carla Luciana Silva (coordenadora)

Carlos Eduardo Boaretto Pereira

Edina Rautenberg

Gilberto Calil

Marcio Antonio Both da Silva

Marcos Alexandre Smaniotto

Marcos Vinicius Ribeiro

Paulo José Koling

Selma Martins Duarte

 

Estudantes do Mestrado

 

Juliana Valentini

Marcos Adriani Ferrari de Campos

Thomaz Joezer Herler

Valdir Sessi

Consultores:

 

Enrique Serra Padrós (UFRGS)

Paulo Zarth (Pós-Doutorando UFSC)

 

Estudantes de Graduação:

 

Débora Fey

Fabiane Stalh Chaparini

Fabio Adriano Ortiz

Fernando Alflen

Gilmar Senturião

Luana Milani Pradela

Lucas Gaspar